É possível testar casas ou apartamentos antes de comprar? Empresária funda startup para sugerir novo modelo ao mercado imobiliário.
Baseada no conceito de test drive, comum no mercado automobilístico, startup Camaro TDH propõe formato que substitui o aluguel e pode ajudar no processo de compra de imóveis.
São Paulo, XX de novembro de 2021 – Segundo pesquisa da Anbima (Associação Brasileira de Entidades do Mercado Financeiro e de Capitais) em parceria com o instituto Datafolha em 2021, a casa própria é o principal sonho para 26,7% dos brasileiros. No entanto, nem sempre essa realização é simples. A despeito de ser um investimento significativo, a compra de um imóvel oferece riscos relacionados ao ambiente, como o som, os vizinhos, a luminosidade ou o entorno. Essa foi a questão que a startup Camaro TDH tentou resolver ao criar um modelo de test drive para o mercado imobiliário.
“A gente resume tudo isso dizendo que passa a ser um novo setor para o mercado imobiliário, diz a empreendedora Vinéia Köche. “Você passeia, vê se teve uma adequação e decide pela compra. É como o que acontece com os carros, mas você não consegue testar um imóvel em tão pouco tempo – até porque é uma venda grande, que muitas vezes é o principal patrimônio da família”, complementa.
Vinéia trabalha em uma imobiliária que opera há 11 anos em Lages-SC, e o novo negócio começou como uma modalidade dentro da própria empresa em 2017, depois de a empreendedora ter descoberto que construtoras ofereciam períodos curtos em imóveis decorados antes de os clientes fecharem uma compra. Em 2020, o negócio foi lançado como uma startup independente.
A premissa básica da Camaro TDH é um contrato de teste. A pessoa interessada pelo imóvel paga um valor mensal por até um ano, e ao término desse período pode optar: se quiser permanecer no local, o montante investido é convertido em entrada para um financiamento. Para os donos de imóveis, a recompensa pelos contratos mais curtos é uma remuneração superior à média de um aluguel.
“O comprador, em 85% dos imóveis vendidos no Brasil, usa financiamento imobiliário, mas nenhum financiamento é de 100% – a entrada começa em 20%. Se na metade do ciclo ele achar que o apartamento não serve ou que não se adaptou à região, pode desistir sem rescisão contratual, mas já vai ter repassado um valor ao comprador”, explica Vinéia.
O modelo começou a ser testado em Lages-SC, onde opera atualmente com imóveis que custam em média entre R$ 250 mil e R$ 450 mil. A parcela costuma ser até 50% superior ao valor de um aluguel, e os contratos podem ter três, seis, nove ou 12 meses de duração. A ideia também foi registrada como modalidade de negócio, e por isso pode ser oferecida a outras imobiliárias.
A Camaro TDH participou da categoria smart cities do reality show Batalha das Startups, exibido pela Record News, que oferece prêmios às melhores ideias de empreendedores.
Sobre o Batalha das Startups – O reality show Batalha das Startups é produzido pelo programa de TV Inova360 Startups, um dos braços de negócios do Grupo Inova SA. O reality show estreou sua primeira temporada em outubro de 2020, na Record News, revelando como grande campeã a startup Apreço, aplicativo de precificação de produtos e serviços de artesanato, liderada pela empreendedora Fabielle Bacelar. O Batalha das Startups 2021 foi lançado no último dia 04 de outubro e conquistou o apoio de importantes parcerias institucionais junto ao ecossistema de inovação, dentre elas o Sebrae, Distrito, Snaq, Sai do Papel, Energy Hub, Instituto Êxito, Bossa Nova e Epitychia.
Informações para a Imprensa
Agência Prioriza
Gil Stefani – gil@prioriza.ag – 11 9.8785.3926
Guilherme Costa – guilherme@prioriza.ag – 11 9.9899.0624
Thaís Fernandes – thais@prioriza.ag – 11 9.5880.1076